Detalhes
O mel é riquíssimo em elementos nutritivos, devendo constar da dieta de todos, principalmente na de quem sofre de estresse e cansaço, com exceção de pessoas diabéticas. Contém água, glicose, sacarose, potássio, ferro, sódio, enxofre, cloro, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e substâncias que agem como antibióticos naturais. Estimula a atividade cerebral, potencializa a memória e a ingestão vai direto à corrente sanguínea. Além disso, cada florada contribui para um diferente :O mel de eucalipto apresenta um sabor mais forte e uma coloração mais escura, sendo mais indicado para auxiliar no tratamento às doenças respiratórias, como a bronquite, além de aliviar a tosse.
O mel de laranjeira tem um sabor mais suave e apresenta propriedades sedativas, sendo um ótimo calmante natural, ajudando a combater a insônia. Também ajuda a manter o funcionamento do intestino regulado e a prevenir câimbras e distenções musculares.
O mel silvestre (de flor do campo) aparece em duas versões e tem um sabor leve. O tipo mais claro deve ser consumido principalmente por crianças e idosos. O mais escuro serve como laxante, estimula a imunidade e ainda é um tônico energético natural. As duas versões tem as mesmas propriedades, além de acalmar e desintoxicar .
O mel de assa-peixe tem um perfume gostoso e é saboroso, sendo utilizado para aliviar queimaduras, picadas de diversos insetos e algumas doenças de pele. Também ajuda a depurar o sangue e tem propriedades calmantes.
O mel com própolis e agrião tem propriedades anti-inflamatórias, é descongestionante e diurético, ajuda a melhorar a circulação e a limpar o sangue, sendo indicado para pessoas com problemas respiratórios.